quarta-feira, 29 de julho de 2009

Årets Näck

O saxofonista Martin Norberg inovou e, pela primeira vez em 15 anos do concurso Årets Näck ("Fada da Água do Ano"), realizado no noroeste da Suécia, o prêmio não foi para um violinista. Nele, seus competidores (que só podem se cobrir com "o que pode ser achado na natureza") têm que enfrentar as águas gélidas suecas e, com sua performance, convencer o juri de que captaram o espírito da Fada da Água e seu misticismo musical.

De acordo com o mito, a Fada da Água é um ser sobrenatural que se transforma em um homem nu que toca violino nos lagos e rios. Como a nossa "cantora amazônida" Iara, sua música tem poderes mágicos e faz com que as pessoas pulem na água, desaparecendo assim no reino aquático.

But Hernmarck, que iniciou a competição em 1995, afirma que, apesar de a Fada da Água ser associada com o violino, não existe motivo para que outro instrumento não seja usado, já que o esse "foi descoberto" na Suécia em 1646 e o mito precede esta data.

Norberg chegou ao concurso algumas horas antes de seu início, perguntando se poderia participar com um saxofone. Veja o video com a sua performance:


Nenhum comentário: