quarta-feira, 29 de julho de 2009

Poder dos geckos


Postagem original tirada do Meio Bit:

Os “geckos” ou lagartixas são animais da família Gekkonidae e eles são especiais por conseguirem caminhar por superfícies lisas e sustentar o próprio peso em apenas uma pata. Ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem microganchos e sim centenas de milhões de cerdas que usam as forças de van der Waals*.

Então cientistas fizeram a outra pergunta: eles grudam com muita força para uma área tão pequena e ao mesmo tempo conseguem correr no teto. Então é o que está sendo desenvolvido desde a publicação original do trabalho em 2005: um adesivo forte e que possa ser desgrudado com relativa facilidade dependendo do ângulo em que se tenta removê-lo.

Os resultados até agora são promissores. Vários pesquisadores ao redor do mundo tem apresentado trabalhos que imitam a pata da lagartixa com seus milhões de cílios e interagem com superfícies usando a força molecular. Superfícies muito lisas ou até mesmo lubrificadas poderão receber o adesivo que também não deixará marcas.

O Newton (N) é a grandeza usada para medir força e peso. Um objeto de 100 gramas exerce na sua mão a força de 1 Newton, mais ou menos uma laranja pequena. Os cientistas conseguiram poder adesivo que varia de 10 N/cm², a pressão que a lagartixa usa, até 100 N/cm². Em outras palavras, com apenas 1 centímetro quadrado dessa fita adesiva, você consegue grudar até 10 quilos.

Nanotubos de carbono são uma das abordagens. Conduzem calor e eletricidade e a aplicação prática seria no uso de eletrônicos, com eliminação de vários pontos de solda. O outro uso são componentes espaciais. As colas normalmente ficam totalmente secas e sofrem influências do frio extremo ao calor escaldante. E isso não seria problema algum para um material que não depende disso.

Polímeros também tem mostrado resultados positivos, com a superfície adesiva que não acumula sujeira, por exemplo. Ela mantém a maior parte do seu poder aderente mesmo com muitas partículas e pequenas fibras presentes. Cada universidade possui uma abordagem diferente

Se você pensou em passar isso nos dedos e andar pelo teto como o homem-aranha, você é perfeitamente normal.

* Forças de Van Der Waals são interações entre moléculas e átomos diferentes das causadas por ionização (eletricidade estática) ou ligações covalentes como ocorre na água (H2O) ou oxigênio (O2).

Nenhum comentário: