segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As sete maiores invenções dos Beatles

Que os Beatles foram percursores de muita coisa na música pop não é novidade nenhuma, mas achei essa listinha sobre o que os boys from Liverpool trouxeram ao mundo bem interessante!




7: "Feedback"

O feedback é esse efeito na guitarra que parece uma microfonia. "I Feel Fine", lançada em 1964, é considerada a primeira música ter o recurso usado na sua gravação.




Lou Reed usou o recurso em um album inteiro, o Metal Machine Music, em 1975.



6: Shows em estádios

Esse item todo mundo tá cansado de saber. Quando o apresentador Ed Sullivam fez sua história apresentação, em 1965, no Shea Stadium (atualmente Citi Field), casa do New York Mets (“Now, ladies and gentlemen… Honored by their country, condecorated by their Queen and loved here in America, here they are: The Beatles!”) a gritaria dos fãs era tão alta que nem toda a tecnologia da época, disponível no concerto, conseguiu fazer com que o Fab Four fosse realmente escutado!







5: Encarte de disco com letras


Quem lançou esta novidade, em 1967, foi o Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band. Antes os fãs tinham que escutar vááárias vezes para aprenderem as letras das suas canções favoritas.






4: "Fade In"


Esse efeito consiste no aumento gradual do volume no início de uma gravação. Hoje em dia tanto o
fade in quanto o fade out (a diminuição gradual do volume no fim de uma gravação) são clichês na música pop.







3: "Heavy Metal"

Esse item, na minha opinião, é bem polêmico. Muitos dizem que os Beatles "inventaram" o heavy metal com Helter Skelter, lançada em novembro de 1968 no White Album. No entanto, Born to be Wild, da banda americana Steppenwolf. que deu o nome ao estilo - "I like smoke and lightning... Heavy metal thunder" - foi lançada em junho desse mesmo ano, ou seja, cinco meses antes.









2: Baterista-vocalista

Em 1966, no album Revolver, Ringo Starr cantou Yellow Submarine, que inspirou o filme homônimo, lançado em 1969. Em 1976 o Genesis, com a saída de Peter Gabriel, resolveu fazer do baterista, Phil Collins, o novo vocalista.











1: Video Clip

Com o enorme sucesso e a impossibilidade de estarem em todos os lugares ao mesmo tempo, os Beatles começaram a gravar vídeos e a mandar para as emissoras de TV, o que fez com que George Harrison dissesse em Beatles Anthology: "So I suppose, in a way, we invented MTV".





Fontes: Guitarristas Anônimos e MTV Brasil (indicados por e )

Um comentário:

Rui Paiva disse...

Gostei das considerações aos beatlesmaníacos. Concordo que foram eles a criarem, digamos assim, alguns recursos interessantes de gravação. Os tempos eram outros e havia um espírito de contracultura que fazia com que a música pop, o rock, fossem a vanguarda contra um sistema que sempre ditou as regras do capital. Pois bem, se o capital hoje se apropria de tudo, inclusive foi responsável, em parte, pelo surgimento do rock, continuo acreditando que o rock ainda possa continuar a meter o dedo na ferida do capitalismo...