terça-feira, 7 de abril de 2009

São Paulo aprova lei que proibe o fumo em recintos de uso coletivo

Apesar de não ser o foco deste blog, hoje abro uma excessão para comemorar  a aprovação, sem emendas, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, do projeto de lei 577/2008, que "proíbe o consumo de quaisquer produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em recintos de uso coletivo e cria ambientes livres de tabaco". O projeto de lei será enviado ao governador José Serra, que deve sancionar e regulamentar a lei em dez dias para que entre em vigor noventa dias após a sanção. Agora, quem quiser fumar só o poderá fazer em casa, em comércios especializados na venda de cigarros e em cultos religiosos. Os fumódromos serão banidos.
Com toda a poluição no ar para estragar nosso aparelho respiratório, nós, cidadãos saudáveis, pelo menos ficaremos livres do fumo passivo. É uma grande vitória para nossos pulmões, para nossa qualidade de vida. Para mim, em particular, que sou cantora, poderei sair feliz da vida para qualquer lugar porque no outro dia minha voz existirá. 
Aos 17 deputados da bancada do PT, ao deputado Major Olímpio do PV e aos manifestantes que foram à sessão de hoje, que prevêm desemprego e apocalipse com a proibição do fumo em lugares públicos, lembramos que países como a Irlanda, Holanda, Suécia, Itália, Malta, França, Bélgica, Finlândia, Lituânia, Portugal e Inglaterra também já o proibiram e nem por isso a frequência em restaurantes, bares, baladas, hoteis diminuiu, tampouco acabou. A única coisa que aconteceu é que agora não seremos mais prejudicados no dia-a-dia pelo vício alheio. Quem quiser se matar, que se mate sozinho. Vida para nossos pulmões, saúde para nossas vidas! E que os outros estados do Brasil sigam o exemplo de São Paulo!

Um comentário:

Franssinete Florenzano disse...

Isso mesmo, minha flor linda! Te amo! Feliz Páscoa! Beijocas.